terça-feira, 17 de agosto de 2010

Será que Kobe Bryant vai ganhar pelo menos mais um MVP?





Após 14 temporadas com o Los Angeles Lakers, Kobe Bryant é finalmente o rei da NBA. Conquistando títulos (e o troféu de NBA Finals MVP) nas ultimas duas temporadas da NBA, para juntar com os 3 que ele ganhou no começo da década, o currículo de Bryant está as alturas de qualquer grande jogador da história da liga.

Sem levar em conta que seu maior rival para o trono de ‘melhor jogador de basquete’ fez algumas besteiras nesse ultimo verão e têm jogado sua própria reputação, tanto como jogador e pessoa, no barranco abaixo.

Estamos no ponto que é inevitável reconhecer que a NBA é de Kobe Bryant. Existem alguns que ainda se recusam em aceitar Kobe como o melhor do basquete, mas é incomum achar alguém que nunca ouviu falar do tal estando nesse pedestal.

Ele chegou nesse status pois simplesmente ele é o que mais se esforça dentre todos os jogadores. Kobe Bryant é o resultado de um em um milhão pois é uma combinação perfeita de talento e determinação. Assim como Michael Jordan.

É o que causa ele a procurar uma lenda do basquete para aprimorar seu jogo, é o que causa ele se voluntariar para jogar pelo Team USA mesmo tendo jogado mais jogos do que qualquer jogador nos últimos anos. É o que causa ele tomar como um desafio jogar todos os jogos de todas as temporadas.

Com tudo isso, tudo indica que nessa próxima temporada (2010-11), Kobe Bryant esteja caminhando para mais um troféu. Seja esse individual ou pelo conjunto.

Voltando um pouco ao tempo, Kobe Bryant envergonhou toda a liga em 2005-06 e deu um show durante toda a temporada.

Ele liderou um fraco Lakers para o playoffs e levou o líder do West para 7 jogos.

Eu não consigo entender como a NBA ignorou esse incrível ano do KB24. Ele fazia pontos qualquer hora de qualquer lugar da quadra. Veja os vídeos no Youtube. Há toneladas de vídeos desse período da carreira dele e ele queimou todos que ousaram tentar pará-lo.

Apesar da mentalidade de marcar pontos, ele fez tudo para o Lakers, liderou o time a 45 vitórias em 2006 e 42 vitórias em 07'.

Isso é um feito considerando que ele jogava com companheiros como Aaron McKie e Kwame Brown. Ainda assim ele não ganhou nenhum 'carinho' da NBA e Steve Nash e Dirk Nowitizki levaram os MVP's dessas temporadas. O que muitos acham um roubo.

Enfim, vamos falar como o KB pode ainda conquistar mais um MVP antes de se aposentar da NBA.

Kobe ganhou em 2008 (o seu único) e desde então, LeBron ganhou um par deles.

LeBron era 'o cara' no Cavs e é claro, muito era exigido dele e ele exerceu seu trabalho na equipe perfeitamente, noite por noite. Ele mereceu a coroação de MVP com certeza.

Porém agora, LeBron James mudou para o Miami Heat juntamente com Chris Bosh, que na minha visão é um time estilo Team USA. * Eu usei esse termo pois todos os astros do Miami Heat verão seus números diminuirem. Pontos, principalmente. E foi exatamente o que aconteceu no time da seleção americana em 2008 e em tantos outros anos, inclusive o Dream Team de 92'.

Essa mudança de time do LeBron, significará três coisas:

a) Ou LeBron disrespeitará os seus colegas de equipe e ainda assim ser ‘fominha’ suficiente para marcar 30 pontos por jogo ( mantendo seus números de rebotes/assistências). É claro, que isso é improvável que aconteça, desde que Dwayne Wade e Chris Bosh também estão no time. Particulamente eu acho que os pontos do LB23 vão cair, seus rebotes vão continuar o mesmo e suas assistências vão aumentar.

Ele não vai ganhar o MVP dessa temporada, desde que ele não é o líder do time. Isso é o que os tão aclamados votadores dizem. Eu tenho visto pessoas ignorar Kobe do debate de ser MVP por ele ter Pau Gasol e Lamar Odom no time. Isso é um absurdo. Vamos ver o que eles nos falaram agora que LeBron James também tem "ajuda".

b) Kevin Durant vence o seu primeiro MVP, principalmente se o Thunder superar 50 jogos essa temporada.

c) Kobe Bryant pode levar para casa seu segundo MVP, mantendo suas estatísticas de 27 pontos/ 5 rebotes/ 5 assistencias ou até superando.

Os MVP's de fato não vão prejudicar Kobe em sua ilustrada carreira. Seus lendários anos na NBA já estão seguros e sei que ele está focado em seu 3° Finals MVP, o que é certamente mais importante para ele.

Mas eu sinto que jogadores do calibre de Kobe deveriam receber mais essa atenção. Na minha opinião ele já deveria ter ganho 3 MVP's no mínimo. Nash não deveria ter ganho aquele 2° consecutivo, nem pensar o Dirk em 2007.

Eu escrevi esse post originalmente no blog Silver Screen and Roll logo depois que o LeBron anuciou sua ida ao Miami.

Minha teoria foi provada ao sair os rankings do MVP do site oficial da NBA, da ESPN e Yahoo Sports.

Segue os links abaixo:

- Artigo no NBA.COM (em inglês) OBS: Yahoo Sports publicou o mesmo artigo.

- na ESPN.COM (em inglês)

O que vocês acham?

Será que o Kobe ainda ganha mais um MVP antes de acabar a sua carreira?

Obrigado.

Kasabian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada