terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os problemas do Brasil

Um dos problemas do Brasil no Mundial de Basquete da Turquia foi, principalmente, a inatividade nos últimos minutos dos jogos.

Basquete se ganha nos minutos finais, nos três ou dois minutos finais de um jogo decisivo.
E é isso que o Brasil não fez nesse Mundial.

Vamos analisar.

O Brasil jogou no total seis jogos (ganhou três e perdeu três)

Das três vitórias, somente uma foi conquistada com valor, já que a Tunísia e o Irã foram jogos fáceis e equipes em formação, ou seja, dificilmente apresentaria alguma ameaça para o Brasil.

O primeiro jogo, contra o Irã, o Brasil ganhou de 81x65. Jogo nunca chegou perto dos iranianos, e o Brasil seguiu na frente até o apito final. Guilherme meteu bolas e também Tiago Splitter foi destaque.

O segundo jogo, outra vitória fácil contra a Tunísia, venceu de 15 pontos de diferença e seguiu na frente o jogo todo. Leandrinho brilhou no jogo todo e enfim, segunda vitória brasileira.

A vitória contra a Croácia foi ganha com suor, apesar do placar final ser 92x74. O Brasil lutou e executou perfeitamente com um time conceituado da Europa. Esse jogo deu lugar ao Brasil nas oitavas de final contra a Argentina.

Porém, analisando as derrotas, podemos ver três derrotas que foram causadas, principalmente por falta de liderança no final do jogo.

Contra os EUA? Perdeu de dois pontos apenas. Foi um jogo que o Brasil poderia ganhar. E ganhar mesmo. Oportunidades não faltaram. Os brasileiros erraram quatro cestas de três livres nos últimos minutos do jogo. E todas foram falhas da defesa americana.

Perdeu de três pontos para a Eslovênia. Jogo mal executado no final do jogo.

E agora, essa derrota para a Argentina de quatro pontos. Repito, oportunidades não faltaram.

OBS: Marcelinho Machado, jogador-chave para esses momentos de jogo, e que sabe arremessar bem nos últimos momentos do jogo, foi usado precariamente pelo técnico Rúben Magnano. Ás vezes entrava no jogo frio e é óbvio, não produzia.

Para mim, essa foi a principal razão da derrota brasileira.

Agora tem que esperar o Pré-Olímpico em 2012. Espera-se que o Brasil venha com toda essa garra para garantir uma vaga nas Olimpíadas, já que estamos fora da competição de basquete nos jogos olímpicos há mais de três edições do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada