sábado, 16 de outubro de 2010

Jordan marcaria 100 pontos na NBA atual





Nós sabemos que as regras da NBA, principalmente a partir de 1996, mudaram muito. Os jogadores na defesa não podem mais usar as mãos ou braços para impedir o jogador de ataque. Na década de 80 e até no começinho de 90 (quando Jordan jogava), as regras não tinham muito efeito da maneira que tem hoje.

Especialistas na defesa, como Scottie Pippen, principal companheiro de equipe de Michael Jordan, já disse em uma entrevista que se jogasse atualmente, ele seria o primeiro a ser expulso de tantas faltas que cometeria.

Kobe Bryant, LeBron James, Dwyane Wade e os principais astros do basquete atual, dizem que apesar das regras terem mudado, no passado não era usado tão freqüentemente a defesa zona, que tem sido usada eficientemente por vários times na NBA recentemente e impede muitos dos jogadores pontuarem facilmente.

Michael Jordan, por sua vez, afirmou numa entrevista sobre o jogo NBA 2K11, que estreou agora em outubro, que poderia se quisesse, marcar 100 pontos em um único jogo na NBA atual, caso ele jogasse no seu pico, como ele estava em 1991 ou 1993.

Muitos consideraram uma fraude essa afirmação. O professor John Hollinger, da ESPN.COM, fez uma análise detalhada da quantas posses de bola o Bulls e o Jordan tinham em 1987, a temporada que MJ teve em média, 37,1 pontos por jogo, o maior marca de sua carreira.

E a comparou com os números atuais da NBA e fez uma pesquisa com alguns números e situações fictícias de como seria se o mesmo MJ de 87 jogasse na NBA de 2011.

O resultado não foi dos mais esperados. Segundo Hollinger, mesmo exagerando em alguns números e dando uma “ajudinha” para Michael, o máximo que ele poderia chegar atualmente seria na marca de 35 a 36 pontos por jogo numa temporada.

Outra questão levantada por jornalistas é o fato de Jordan ter marcado no máximo, 69 pontos num jogo, sendo que a partida teve prorrogação.

O jogador que marcou mais pontos num jogo só foi Wilt Chamberlain, que marcou 100, em 1962. Em segundo lugar, vem Kobe Bryant que marcou 81 em 2006.

Um aspecto a ser debatido é que Kobe marcou 7 cestas de três nesse jogo, e Jordan não era (pelo menos em 1987) tão bom quanto KB nos três pontos.

Assista todos os 81 pontos de Bryant em apenas 3 minutos abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada